quinta-feira, 11 de junho de 2009

Instrumentais brasileiros abrem o festival de Rio das Ostras



A edição 2009 do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival começou com a tradicional apresentação da Orquestra Kuarup, formada por 25 músicos alunos e ex-alunos do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que fez uma bela homenagem a Tom Jobim, com sua mistura de clássico e popular.

No Parquinho do Duofel

Com a programação estritamente dentro do horário, a dupla paulista Duofel, formado pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo e que teve a luxuosa participação de Fábio Pascoal, filho de Hermeto Pascoal, na percussão. Misturando o sertão com a Espanha e o clássico com o pop, o duo fez a melhor apresentação da noite, marcada pelo inusitado tratamento dado pelos músicos aos temas e aos instrumentos. Uma demonstração de que 31 anos de parceria deixam, além do entrosamento, muito espaço para a improvisação.

O repertório passou por Tom Jobim, Baden Powell, Egberto Gismonti e outros grandes compositores. O toque final ficou por conta do bis, onde Disparada (Jair Rodrigues) se misturou com Beatles (Norwegian Wood (This Bird Has Flown) e Eleanor Rigby) em arranjos nada usuais, que arrancaram muitos e merecidos aplausos do público.

Ari Borger e seu Hammond

Para fechar a 1ª noite de espetáculos, o pianista e organista Ari Borger e seu quarteto – formado por Celso Salim (guitarra), Humberto Zigler (bateria) e Marcos Klis (baixo acústico) – esquentaram a platéia que preferiu trocar a partida entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias, pela boa música.

Tendo no currículo a honra de ter dividido o palco com mestres como Johnnie Johnson e Clarence Gatemouth Brown, Ari e seu Hammond B3 conseguiram os aplausos mais entusiasmados de quem foi até o palco da Costa Azul. A técnica impecável e a boa escolha dos temas fizeram com que ninguém arredasse o pé antes do fim da apresentação, que teve jazz, blues, boogie woogie e, coincidentemente, uma versão de Norwegian Wood que, assim como Georgia On My Mind, em 2008, saiu na frente na corrida para ser a 'música do festival'.

Hoje teremos Jason Miles, Pau Brasil e Jefferson Gonçalves. Promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário